28 set 2015

Estudantes que irão prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano podem contar com uma ajuda extra na reta final dos estudos: o aplicativo Enem Plus. O app gratuito simula o cálculo da nota padronizada e lista as possibilidades de aprovação em todas as instituições de graduação que utilizam o ENEM como mecanismo de acesso.

Para isso, o estudante escolhe no aplicativo a universidade ou Estado que deseja estudar. Em seguida coloca a pontuação que obteve em cada área do conhecimento. O aplicativo calcula a pontuação e prevê com aproximação quais os cursos e instituições onde o estudante pode passar.

O usuário também pode utilizar o aplicativo após a prova do ENEM, para ter uma estimativa do seu desempenho. A ferramenta realiza uma busca nos bancos de dados públicos da edição 2014 do exame, no site do MEC (Ministério da Educação) e calcula a a nota padronizada.

Segundo o professor Alcemir Maia, desenvolvedor pedagógico do aplicativo da Inconnext Tecnologia, “o estudante supera a insegurança de não saber se o seu desempenho é suficiente, e consegue prever aproximadamente o número de questões que deverá acertar para conseguir a pontuação mínima de classificação em seu curso nas instituições de graduação que utilizam o ENEM”.

O aplicativo está disponível para smartphones Android no Google Play desde 9 de setembro e possui 73 avaliações, com uma média de 4.9 estrelas. O aplicativo para iPhone será lançado nos próximos dias.

Os desenvolvedores devem atualizar os dados da ferramenta em abril de 2016, quando o INEP liberar os dados estatísticos do ENEM 2015.

 

Serviço Enem Plus

Para Android

Disponível na loja Google Play

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.embarcadero.ENEMPlus

Gratuito